sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reforço, Punição e Extinção


1 – Baseando-se na análise funcional, verifique o exemplo abaixo e preencha os quadros:

A mãe de Sheila e Betinho disse que iria ao mercado e demoraria a voltar. Deixou a roupa de cama que havia acabado de passar em cima da mesa. Betinho teve uma ideia brilhante: chamou Sheila para pegar a roupa de cama e usar para deslizarem no corrimão da escada, entre um andar e outro, já que a mãe não estava em casa. Sheila aceitou o convite, e os dois brincaram por horas. Quando a mãe voltou, deu uma bronca neles e mandou Sheila lavar e passar novamente a roupa de cama. Betinho continuou brincando.

Antecedentes
Respostas
Consequências
Processos
Efeito
Roupa de cama limpa disponível.

Ausência da mãe em casa.

Convite de Betinho para brincar com a roupa de cama limpa.
Sheila aceita o convite e brinca com o irmão.
Diversão e brincadeira com o irmão.
R+
Alegria
Mãe dá bronca ao chegar em casa.
P+
Tristeza, raiva
e frustração
Mãe manda Sheila lavar e passar a roupa de cama.
P+
Sente-se
Injustiçada.
Betinho continua
brincando, enquanto ela lava roupa.
P+


Cuidado: A consequência se refere a um estímulo do ambiente que é produzido pela resposta e altera diretamente a sua probabilidade futura de ocorrência, enquanto o efeito é produto de toda a contingência, de modo que variará de acordo com a consequência produzida.

2 – Analise o seguinte exemplo:

Antes de sair para o trabalho, o pai de Luísa fez uma graça, lhe deu um abraço e um beijo, despediu-se e foi cumprir seus compromissos profissionais. A mãe cobrou que ela terminasse de se arrumar logo para que pudesse deixá-la na escola sem atraso. No caminho, Luísa disse à sua mãe: “Mamãe, eu te amo muito, muito, mas amo mais o meu pai”. A mãe sorriu e respondeu: “Não tem problema, minha filha, na vida é assim mesmo: sempre gostamos mais de umas pessoas do que de outras, temos mais afinidade com algumas pessoas do que com outras. Faz sentido que você se sinta assim em relação ao seu pai. Ele é muito carinhoso, não é? A mamãe te ama muito, muito, também!”. Luísa seguiu satisfeita para a escola.

Antecedentes
Respostas
Consequências
Processos
Efeito
Pai faz carinho antes de ir para
o trabalho
Mãe cobra que se arrume logo
para não se atrasar
Caminhada com a mãe para a
Escola.
Luísa expressa
sentimentos: “Mamãe, eu
te amo muito, muito, mas
amo mais o meu pai”.
Mãe acolhe, dá
atenção, valida os
sentimentos da filha.







R+
Alegria,
satisfação e
tranquilidade.

2.a) Veja que os efeitos seriam diferentes se a reação da mãe de Luísa (consequência) fosse outra:

Antes de sair para o trabalho, o pai de Luísa fez uma graça, lhe deu um abraço e um beijo, despediu-se e foi cumprir seus compromissos profissionais. A mãe cobrou que ela terminasse de se arrumar logo para que pudesse deixá-la na escola sem atraso. No caminho, Luísa disse à sua mãe: “Mamãe, eu te amo muito, muito, mas amo mais o meu pai”. A mãe chora, muda o tom de voz e responde: “Como assim você ama mais o seu pai? Sua ingrata! Faço tudo por você, e é assim que você reconhece? Seu pai não está aqui para levar você à escola. Quem foi que fez o seu café da manhã? Isso não é coisa que se diga a uma mãe! Estou muito chateada com você”. Luíza passou o dia triste, culpando-se por ter falado algo tão inadequado à sua mãe.

Antecedentes
Respostas
Consequências
Processos
Efeito
Pai faz carinho antes de ir para
o trabalho.
Mãe cobra que se arrume logo
para não se atrasar.
Caminhada com a mãe para a
Escola.
Luísa expressa
sentimentos: “Mamãe, eu
te amo muito, muito, mas
amo mais o meu pai”.
Mãe critica, invalida e demonstra chateação.







P+
Sentimentos
de culpa, tristeza e inadequação.

3 - Frequentemente, o relato do cliente pode ser desmembrado em mais de uma análise molecular, de modo a caracterizar uma cadeia de respostas. Veja no seguinte exemplo:

Duda estava na creche. Viu o amigo tomar banho mais cedo, em horário próximo ao do lanche (pois ele tinha uma consulta médica), e pediu para a professora para tomar banho também. A professora explicou a situação e disse que não seria possível que ela tomasse banho naquele momento, pois era a hora do lanche. Duda, então, derramou suco na roupa e disse à professora que agora precisaria de um banho, pois estava suja de suco. A professora disse que não lhe daria banho, pois era a hora do lanche, e que Duda havia derramado suco na roupa de propósito. Então, Duda se levantou, fez xixi na roupa e disse à professora que agora, sim, ela teria de lhe dar banho, pois estava “mijada”. Muito contrariada, a professora foi dar banho em Duda.

Antecedentes
Respostas
Consequências
Processos
Efeito
Na creche, amigo toma
banho em horário diferente devido à situação especial
Hora do lanche
Resposta 1


A professora recusa,
explicando que aquele era o horário do lanche.
Extinção
Frustração,
raiva e revolta

Duda pede à professora
para tomar banho também.





Recusa da professora
Resposta 2
A professora recusa,
explicando que aquele era
o horário do lanche
Extinção
Frustração,
raiva e revolta

Duda derrama suco na roupa e refaz pedido para tomar banho.

Recusa da professora
Resposta 3
A professora atende ao pedido e dá banho nela.
R+
Satisfação

Duda faz xixi na roupa e
refaz pedido



sexta-feira, 26 de abril de 2019

Piaget e Vygotsky - alguns conceitos e mapa conceitual

Comportamento Inato

Condicionamento Respondente e Operante

Behaviorismo - alguns conceitos

Contingências Positivas e Negativas - Fundamentos da Teoria Comportamental


1 – Joãozinho fala palavras inadequadas e seus colegas riem bastante dele. Assim, se sente extrovertido e popular. A mãe de Joãozinho quer que ele pare com isso. Para tanto, ela retira sua “mesada”. Responda:

Comportamento de Joãozinho
Consequência Reforçadora
Atitude da mãe

Falar palavras inadequadas
Colegas rirem.
Retirou a mesada.

a)      A frequência do comportamento aumentou ou diminuiu? Diminuiu a frequência do comportamento.
b)      A consequência reforçadora foi retirada? Não. (os colegas rirem)
c)    O que aconteceu foi a retirada de um estímulo reforçador ou a adição de um estímulo aversivo? Foi a retirada de um estímulo reforçador (mesada).
d)      Do que se trata a atitude da mãe? punição negativa
e)      O que deveria ser feito para extinguir completamente o comportamento de Joãozinho? Retirar a consequência reforçadora que são as risadas dos colegas.

2 – Todas as vezes que Ana vai à praia usa protetor solar para evitar queimaduras. Vamos analisar:

Situação de Ana
Ana vai à praia.
Comportamento
Usa protetor solar.
Consequência
Evita queimaduras. (é uma contingência negativa)
Tipo de operação (adic. Ou retira)
Adiciona um estímulo reforçador.
Natureza do estímulo (+ ou -)
Reforço Negativo.
Efeito sobre o comportamento de Ana.
Aumenta a probabilidade de ocorrer novamente. (passar protetor solar)

3 – Uma pessoa que acessa sites não confiáveis na internet pode ter seu computador infectado por vírus, de forma que ele deixe de funcionar. A pessoa deixou de acessar sites não confiáveis.

Acessar sites não confiáveis.
Comportamento
Ter o computador infectado por vírus.
Contingência negativa
Computador deixar de funcionar.
Contingência negativa
Ter um computador funcionando.
Contingência positiva
Diminuição na frequência do comportamento de acessar sites não confiáveis pela retirada dos reforçadores associados ao computador funcionando.
Punição Negativa

4 - Há dois tipos de relação ação-consequência (positiva e negativa)
                                 e dois tipos de consequência (reforçadores e punidores). Há quatro tipos de relação que podem dar origem à aprendizagem operante (aquela que ocorre como resultado de uma relação entre um estímulo e uma ação). Assim, responda:

a)      A dependência entre trabalho e alimento é um exemplo de reforço positivo. Porque a relação tende a fortalecer ou manter a ação (trabalhar), e positivo porque a ação torna provável o reforçador (alimento).
b)      A relação entre escovar os dentes e desenvolver cáries é um exemplo de reforço negativo. Porque ação mantém a escovação, e negativo porque torna a cárie pouco provável (tira o punidor).
c)       A relação entre caminhar sobre placas de gelo e cair é um exemplo de punição positiva. Porque a relação se torna menos provável (caminhar sobre o gelo). Positiva porque torna o punidor (cair) muito provável.
d)      A relação entre fazer barulho durante uma caçada e pegar a presa é um exemplo de punição negativa. Porque fazer barulho (a ação) torna o pegar a presa (um reforçador) menos provável.

5 – Complete os espaços vazios com: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa.

Comparecer ao trabalho propicia tanto receber a remuneração (reforço positivo) quanto sofrer aporrinhações (punição positiva), enquanto que faltar ao trabalho sob o pretexto de estar doente pode acarretar alguma perda monetária (punição negativa), evitar as aporrinhações (reforço negativo), propicia alguns feriados (reforço positivo), e levar algum tipo de reprovação no local de trabalho (punição positiva).

6 – Coloque V para a opção verdadeira e F para falso. É um condicionamento operante quando:

( V ) Uma pessoa chega a haver-se eficazmente com um novo ambiente.
( V ) O comportamento é fortalecido por um “reforço”.
( V ) Passa por um processo de aprendizado.
( V ) Há o estímulo (S), uma resposta (R ), consequência.




Análise Experimental do Comportamento


Análise Experimental do Comportamento

1) Qual o objetivo do Behaviorismo Watsoniano para a análise do comportamento?
Visava a possibilidade de prever e controlar os comportamentos a partir da observação e manipulação de estímulos ambientais apresentados ao organismo e verificação das mudanças que esses estímulos produziam sobre os comportamentos, chegando à formulação de leis.

2) Qual a diferença entre Behaviorismo Metodológico de Watson para o Behaviorismo Radical de Skinner?
No metodológico de Watson, a análise experimental do comportamento deveria evitar ao máximo interpretações subjetivas dos estudiosos e observação e manipulação de estímulos ambientais apresentados ao organismo e verificação das mudanças que esses estímulos produziam sobre os comportamentos. Já para Skinner, a análise experimental do comportamento estabelece relações funcionais entre as variáveis comportamentais e as variáveis ambientais que as controlam.

3) O que precisamos levar em consideração para analisarmos o “comportamento”?
Precisamos levar em consideração para analisarmos o comportamento os determinantes biológicos e os ambientais.

4)  O que quer dizer “mensuração de comportamentos”?
Significa que pode ser quantificável.

5)  O que Skinner quer dizer com “causação múltipla”?
Causação múltipla significa que no ambiente natural são inúmeras as variáveis que controlam uma determinada resposta.

6)  O que são comportamentos encobertos? Qual a posição de Watson e Skinner à respeito?
Comportamentos encobertos são ações executadas por um organismo que não são passíveis de observação e mensuração direta. São os eventos privados. O behaviorismo metodológico, de início excluía os comportamentos encobertos, mas depois passou a considerá-los. O behaviorismo radical de Skinner já os considera.

7)  O que é uma definição operacional de comportamentos? Exemplifique.
É a classificação de uma gama de comportamentos numa dada categoria e especificando as situações nas quais eles ocorrem, ou seja, os estímulos antecedentes, para padronizar o uso dos termos.
Por exemplo:
Ansiosa (que comportamentos indicam que a pessoa ficou ansiosa?)


Definição operacional
Ansiosa
Suar as mãos; mexer as mãos; balançar as pernas, etc.
Inquieta
Olhar para os lados; balançar os braços ou pernas; se mexer na cadeira, etc.
Participar da aula
Olhar em direção ao professor, fazer anotações no caderno, responder às perguntas do professor, fazer perguntas relacionadas ao assunto explanado, etc.
Apego
Sobe no colo da mãe, mexe nas roupas da mãe, segue a mãe, chora ante o afastamento da mãe, sorri ante a aproximação da mãe.

8)  Explique o que é rótulo taquigráfico.
São expressões que envolvem um conjunto de comportamentos específicos. São abrangentes.
Exemplos:
Rótulo Taquigráfico
Comportamentos
(Definição operacional)
Participar da aula
Olhar em direção ao professor, fazer anotações no caderno, responder às perguntas do professor, fazer perguntas relacionadas ao assunto explanado, etc.
Apego
Sobe no colo da mãe, mexe nas roupas da mãe, segue a mãe, chora ante o afastamento da mãe, sorri ante a aproximação da mãe.

9) O que é um comportamento operante?
Existe uma relação entre o comportamento (R) e o meio ambiente (S). Podemos dizer que se o ambiente (S) operou para que ocorresse um comportamento (S consequente), esses estímulos consequentes podem alterar a probabilidade de futura emissão desse comportamento. Os estímulos ambientais são estímulos antecedentes sinalizando possíveis estímulos consequentes que podem ou não ocorrer. Ou seja, são voluntários. Envolve escolha/decisão.
S
(o ambiente opera para que
R
ocorra ou não o comportamento)
Vai chover
Pegar o guarda-chuva
Tomar umas palmadas
Não fazer mais pirraças
Abrir uma torneira
Sair água e lavar as mãos
Trabalhar
Receber salário

10)                   O que é um comportamento respondente?
É determinado por um estímulo antecedente a ele. S = resposta reflexa. São involuntários, como o piscar os olhos. Não são aprendidos, são herdados.
   S      (alteração no ambiente)
      R      (alteração no organismo)
Luz no olho
Contração da pupila
Bater no joelho
Chutar (reflexo patelar)
Ficar sob o sol quente
Suar
Um cisco no olho
Lacrimejar
O tempo esfriou
Arrepiar de frio

11)                   Explique o estímulo incondicionado (SI) e a resposta incondicionada (RI).
SI é o estímulo que elicia um mesmo comportamento respondente em todos os membros da mesma espécie. E a resposta que ele provoca é a resposta incondicionada (RI).
Exemplo:
a)                O balançar do rabo do cavalo para espantar os mosquitos;
b)               Quando o bebê mama logo após o nascimento;
c)                Uma pena quando irrita o seu nariz e o faz espirrar;
d)               Sentir o cheiro de comida que elicia uma sensação de fome.

12)                   Explique as três leis do reflexo.
Lei do limiar – refere-se à intensidade suficiente que o estímulo precisa ter para eliciar uma dada resposta.
Lei da magnitude – à medida que a intensidade de um estímulo aumenta, a magnitude da resposta também aumenta, até certo limite.
Lei da latência – aumentando a intensidade de um estímulo ocorre uma diminuição da latência da resposta. Ou seja, ela aparece muito mais rápido.

Ex. gotas de limão para salivar.
Lei do limiar
Lei da magnitude
Lei da latência
Pessoa A
1 gota
salivar
rápido
Pessoa B
3 gotas
Aumento de saliva, até certo ponto.
Mais rápido
Pessoa C
5 gotas
Aumento de saliva, até certo ponto.
Mais e mais rápido
Criança fez pirraça
Dar uma palmada no bumbum
Dar uma chinelada se a palmada não resolver.
O tempo que a palmada ou a chinelada levou para obter o comportamento desejado.


As Bases Neurais das Emoções

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terça-feira, 23 de abril de 2019

Introdução à Psicologia Experimental

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Análise Aplicada ao Comportamento

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Ciência e Psicologia Experimental

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Princípios Básicos de Análise do Comportamento

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Psicologia Experimental

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História da Psicologia Experimental

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