Técnicas

Pretendo colocar aqui algumas técnicas que utilizei em sala de aula que foram facilitadoras do aprendizado dos alunos. Espero que aproveitem bem! 

TÉCNICA: CQA 

É uma técnica que permite sondar os conhecimentos prévios dos estudantes. Faça uma tabela com 3 colunas e coloque na primeira coluna "C", na segunda "Q" e na terceira "A". A letra C significa o que conheço acerca do tema a ser desenvolvido; a letra Q, o que desejo saber a respeito da disciplina e a letra A o que aprendi (escrever apenas ao final da disciplina). Esta técnica se pode aplicar no início de uma disciplina ou ao começar um novo tema. 

TÉCNICA: DESCOBRINDO AS EXPECTATIVAS INICIAIS 

É uma técnica que permite conhecer algumas das expectativas dos alunos quanto à disciplina a ser estudada. Você pode acrescentar ou retirar algumas das perguntas. 
 1 Que perguntas lhe veem à mente sobre esta disciplina? 
2 Que informações ou habilidades deseja obter deste módulo? 
3 Que informações ou habilidades não necessita ou não quer? 
4 Quais são suas expectativas para esta disciplina? 
5 Quais são suas preocupações? 
6 Quais suas propostas para um aproveitamento maior do tempo e do conteúdo que necessitam? 

TÉCNICA: AQUÁRIO 

Consiste em dividir os alunos em dois grupos que se denominam: 
1º) verbalização – tem como função discutir um tema específico; 
2º) observação – o que efetua e analisa criticamente a dinâmica do trabalho. Os grupos se dividem por sorteio (é conveniente limitar os grupos de no máximo 15 alunos). Para facilitar a observação recomenda-se um círculo dentro de outro círculo de forma que ambos grupos tenham boa visão e plena participação (o círculo interno será o de verbalização e o externo de observação). Concluída a primeira fase da sessão que pode ser de até uma hora de duração (incluída a discussão e análise da dinâmica), em seguida os grupos trocam suas funções. O primeiro passa a ser o grupo de observação e o segundo ocupará a posição de verbalização. Deste modo se realizam os objetivos: o de análise de um tema de sustentação e o de distraimento de os grupos na técnica da dinâmica de grupos. Outra opção é: antes de formar grupos peça que caminhem ao som de uma música, ao parar a música, peça que se sentem. Assim, não há sorteio e cada um senta onde preferir. Após uma breve discussão de determinado assunto o coordenador orienta para que caminhem novamente (ao som de música) e depois se sentam (para a música). Fica mais divertido.


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