A gestão administrativa e os
estilos de formação
Muitos são os estilos de gestão administrativa e cada
um gerencia sua instituição levando em conta seus aspectos individuais, sociais
e culturais, pois seus anseios, expectativas, sonhos, fantasias, implicam em
ações, comportamentos que vão influir nas suas atividades profissionais, como
as tomadas de decisões e gerenciamento. Suas características individuais que
formam a sua personalidade influem diretamente no resultado produzido por seu gerenciamento.
Tendo visto que a gestão administrativa e os estilos
de formação influenciam no desenvolvimento educacional de cada indivíduo seguem
os três subtemas fundamentais para o estado de comportamento que são: Estado
Padre, Estado Adulto e Estado Criança. Estes três estados associo-os com os
três aspectos da personalidade desenvolvidos por Sigmund Freud, Id , Ego e
Superego. Sendo o Id a parte mais instintiva da personalidade onde todos
possuem o seu lado mais profundo e inconsciente, como a agressividade e
impetuosidade, o que podemos relacioná-lo com o Estado Padre. O Ego por ser a
parte mais consciente do indivíduo pode-se associá-la com o Estado Adulto por
ser mais reflexivo e compreensivo. O Id é a parte da fantasia, dos desejos, e
por isso se parece mais com o Estado Criança, por agir mais pelo lado da
emoção.
Entendo que o Estado
Padre constitui aquela situação onde o educador atua de forma a utilizar seus
exemplos de vida e de sua cultura, quer servir de exemplo, dirige e controla o
sistema educativo e protege o aluno ensinando-lhe a conviver em sociedade.
O Estado Adulto nos leva a agir de modo mais lógico e
em contato com a realidade. Este tipo de personalidade age de forma que busca
todas as fontes de informações possíveis para se tomar uma decisão; ele é mais
compromissado com a instituição e com os alunos; suas atitudes são
compreensivas e de apoio. Neste caso, pode agir mais positivamente (como
reflexivo e negociador) ou mais negativamente (tecnócrata ou burócrata).
O Estado Criança caracteriza-se
por ser mais emotivo, espontâneo ou até submisso em alguns casos. Atua em
função do passado.
Ao que percebo, a
gestão administrativa deve agir de forma nem tanto ao estilo padre, que ordena
e julga; nem tanto ao estilo adulto, que faz o que convém; e nem tanto ao
estilo criança, que sente e expressa. Há que se fazer uma combinação destes
três modos de formação para que o desenvolvimento seja objetivo e eficaz, pois
o modelo padre faz o que se deve fazer, o adulto é reflexivo, tem planejamento e
organização, e o modelo criança faz o que gosta de fazer e por isso é mais
feliz. Assim como, o equilíbrio entre o Id, o Ego e o Superego é que dá o
perfil da personalidade do indivíduo levando-o há um estágio de compreensão
real da suas percepções e conclusões.
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