sexta-feira, 26 de abril de 2019

Contingências Positivas e Negativas - Fundamentos da Teoria Comportamental


1 – Joãozinho fala palavras inadequadas e seus colegas riem bastante dele. Assim, se sente extrovertido e popular. A mãe de Joãozinho quer que ele pare com isso. Para tanto, ela retira sua “mesada”. Responda:

Comportamento de Joãozinho
Consequência Reforçadora
Atitude da mãe

Falar palavras inadequadas
Colegas rirem.
Retirou a mesada.

a)      A frequência do comportamento aumentou ou diminuiu? Diminuiu a frequência do comportamento.
b)      A consequência reforçadora foi retirada? Não. (os colegas rirem)
c)    O que aconteceu foi a retirada de um estímulo reforçador ou a adição de um estímulo aversivo? Foi a retirada de um estímulo reforçador (mesada).
d)      Do que se trata a atitude da mãe? punição negativa
e)      O que deveria ser feito para extinguir completamente o comportamento de Joãozinho? Retirar a consequência reforçadora que são as risadas dos colegas.

2 – Todas as vezes que Ana vai à praia usa protetor solar para evitar queimaduras. Vamos analisar:

Situação de Ana
Ana vai à praia.
Comportamento
Usa protetor solar.
Consequência
Evita queimaduras. (é uma contingência negativa)
Tipo de operação (adic. Ou retira)
Adiciona um estímulo reforçador.
Natureza do estímulo (+ ou -)
Reforço Negativo.
Efeito sobre o comportamento de Ana.
Aumenta a probabilidade de ocorrer novamente. (passar protetor solar)

3 – Uma pessoa que acessa sites não confiáveis na internet pode ter seu computador infectado por vírus, de forma que ele deixe de funcionar. A pessoa deixou de acessar sites não confiáveis.

Acessar sites não confiáveis.
Comportamento
Ter o computador infectado por vírus.
Contingência negativa
Computador deixar de funcionar.
Contingência negativa
Ter um computador funcionando.
Contingência positiva
Diminuição na frequência do comportamento de acessar sites não confiáveis pela retirada dos reforçadores associados ao computador funcionando.
Punição Negativa

4 - Há dois tipos de relação ação-consequência (positiva e negativa)
                                 e dois tipos de consequência (reforçadores e punidores). Há quatro tipos de relação que podem dar origem à aprendizagem operante (aquela que ocorre como resultado de uma relação entre um estímulo e uma ação). Assim, responda:

a)      A dependência entre trabalho e alimento é um exemplo de reforço positivo. Porque a relação tende a fortalecer ou manter a ação (trabalhar), e positivo porque a ação torna provável o reforçador (alimento).
b)      A relação entre escovar os dentes e desenvolver cáries é um exemplo de reforço negativo. Porque ação mantém a escovação, e negativo porque torna a cárie pouco provável (tira o punidor).
c)       A relação entre caminhar sobre placas de gelo e cair é um exemplo de punição positiva. Porque a relação se torna menos provável (caminhar sobre o gelo). Positiva porque torna o punidor (cair) muito provável.
d)      A relação entre fazer barulho durante uma caçada e pegar a presa é um exemplo de punição negativa. Porque fazer barulho (a ação) torna o pegar a presa (um reforçador) menos provável.

5 – Complete os espaços vazios com: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa.

Comparecer ao trabalho propicia tanto receber a remuneração (reforço positivo) quanto sofrer aporrinhações (punição positiva), enquanto que faltar ao trabalho sob o pretexto de estar doente pode acarretar alguma perda monetária (punição negativa), evitar as aporrinhações (reforço negativo), propicia alguns feriados (reforço positivo), e levar algum tipo de reprovação no local de trabalho (punição positiva).

6 – Coloque V para a opção verdadeira e F para falso. É um condicionamento operante quando:

( V ) Uma pessoa chega a haver-se eficazmente com um novo ambiente.
( V ) O comportamento é fortalecido por um “reforço”.
( V ) Passa por um processo de aprendizado.
( V ) Há o estímulo (S), uma resposta (R ), consequência.




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