1 – Joãozinho fala palavras inadequadas e seus colegas riem
bastante dele. Assim, se sente extrovertido e popular. A mãe de Joãozinho quer
que ele pare com isso. Para tanto, ela retira sua “mesada”. Responda:
Comportamento de Joãozinho
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Consequência Reforçadora
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Atitude da mãe
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Falar palavras inadequadas
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Colegas rirem.
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Retirou a mesada.
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a) A
frequência do comportamento aumentou ou diminuiu? Diminuiu
a frequência do comportamento.
b) A
consequência reforçadora foi retirada? Não. (os
colegas rirem)
c) O
que aconteceu foi a retirada de um estímulo reforçador ou a adição de um
estímulo aversivo? Foi a retirada de um estímulo
reforçador (mesada).
d) Do
que se trata a atitude da mãe? punição negativa
e) O
que deveria ser feito para extinguir completamente o comportamento de Joãozinho?
Retirar a consequência reforçadora que são as
risadas dos colegas.
2
– Todas as vezes que Ana vai à praia usa protetor solar para evitar queimaduras.
Vamos analisar:
Situação de Ana
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Ana vai à praia.
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Comportamento
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Usa protetor solar.
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Consequência
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Evita queimaduras. (é uma contingência negativa)
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Tipo de
operação (adic. Ou retira)
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Adiciona um estímulo reforçador.
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Natureza
do estímulo (+ ou -)
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Reforço Negativo.
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Efeito
sobre o comportamento de Ana.
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Aumenta a probabilidade de ocorrer novamente. (passar
protetor solar)
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3
– Uma pessoa que acessa sites não confiáveis na internet pode ter seu
computador infectado por vírus, de forma que ele deixe de funcionar. A pessoa
deixou de acessar sites não confiáveis.
Acessar sites não confiáveis.
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Comportamento
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Ter
o computador infectado por vírus.
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Contingência negativa
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Computador
deixar de funcionar.
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Contingência negativa
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Ter
um computador funcionando.
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Contingência positiva
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Diminuição
na frequência do comportamento de acessar sites não confiáveis pela retirada
dos reforçadores associados ao computador funcionando.
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Punição Negativa
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4
- Há dois tipos de relação ação-consequência (positiva e negativa)
e dois tipos
de consequência
(reforçadores
e punidores).
Há quatro tipos de relação que podem dar origem à aprendizagem operante (aquela
que ocorre como resultado de uma relação entre um estímulo e uma ação). Assim,
responda:
a) A
dependência entre trabalho e alimento é um exemplo de reforço positivo.
Porque a relação tende a fortalecer ou manter a
ação (trabalhar), e positivo porque a ação torna provável o reforçador
(alimento).
b) A
relação entre escovar os dentes e desenvolver cáries é um exemplo de reforço negativo. Porque ação
mantém a escovação, e negativo porque torna a cárie pouco provável (tira o
punidor).
c) A
relação entre caminhar sobre placas de gelo e cair é um exemplo de punição positiva. Porque a
relação se torna menos provável (caminhar sobre o gelo). Positiva porque torna
o punidor (cair) muito provável.
d) A
relação entre fazer barulho durante uma caçada e pegar a presa é um exemplo de
punição negativa. Porque fazer barulho (a ação) torna o pegar a presa (um
reforçador) menos provável.
5
– Complete os espaços vazios com: reforço positivo, reforço negativo, punição
positiva e punição negativa.
Comparecer ao trabalho propicia tanto receber a remuneração
(reforço positivo) quanto sofrer
aporrinhações (punição positiva),
enquanto que faltar ao trabalho sob o pretexto de estar doente pode acarretar
alguma perda monetária (punição negativa),
evitar as aporrinhações (reforço negativo),
propicia alguns feriados (reforço positivo),
e levar algum tipo de reprovação no local de trabalho (punição positiva).
6 – Coloque V para a opção verdadeira e F para falso. É um
condicionamento operante quando:
( V ) Uma
pessoa chega a haver-se eficazmente com um novo ambiente.
( V ) O
comportamento é fortalecido por um “reforço”.
( V ) Passa
por um processo de aprendizado.
( V ) Há
o estímulo (S), uma resposta (R ), consequência.