sexta-feira, 26 de abril de 2019

Análise Experimental do Comportamento


Análise Experimental do Comportamento

1) Qual o objetivo do Behaviorismo Watsoniano para a análise do comportamento?
Visava a possibilidade de prever e controlar os comportamentos a partir da observação e manipulação de estímulos ambientais apresentados ao organismo e verificação das mudanças que esses estímulos produziam sobre os comportamentos, chegando à formulação de leis.

2) Qual a diferença entre Behaviorismo Metodológico de Watson para o Behaviorismo Radical de Skinner?
No metodológico de Watson, a análise experimental do comportamento deveria evitar ao máximo interpretações subjetivas dos estudiosos e observação e manipulação de estímulos ambientais apresentados ao organismo e verificação das mudanças que esses estímulos produziam sobre os comportamentos. Já para Skinner, a análise experimental do comportamento estabelece relações funcionais entre as variáveis comportamentais e as variáveis ambientais que as controlam.

3) O que precisamos levar em consideração para analisarmos o “comportamento”?
Precisamos levar em consideração para analisarmos o comportamento os determinantes biológicos e os ambientais.

4)  O que quer dizer “mensuração de comportamentos”?
Significa que pode ser quantificável.

5)  O que Skinner quer dizer com “causação múltipla”?
Causação múltipla significa que no ambiente natural são inúmeras as variáveis que controlam uma determinada resposta.

6)  O que são comportamentos encobertos? Qual a posição de Watson e Skinner à respeito?
Comportamentos encobertos são ações executadas por um organismo que não são passíveis de observação e mensuração direta. São os eventos privados. O behaviorismo metodológico, de início excluía os comportamentos encobertos, mas depois passou a considerá-los. O behaviorismo radical de Skinner já os considera.

7)  O que é uma definição operacional de comportamentos? Exemplifique.
É a classificação de uma gama de comportamentos numa dada categoria e especificando as situações nas quais eles ocorrem, ou seja, os estímulos antecedentes, para padronizar o uso dos termos.
Por exemplo:
Ansiosa (que comportamentos indicam que a pessoa ficou ansiosa?)


Definição operacional
Ansiosa
Suar as mãos; mexer as mãos; balançar as pernas, etc.
Inquieta
Olhar para os lados; balançar os braços ou pernas; se mexer na cadeira, etc.
Participar da aula
Olhar em direção ao professor, fazer anotações no caderno, responder às perguntas do professor, fazer perguntas relacionadas ao assunto explanado, etc.
Apego
Sobe no colo da mãe, mexe nas roupas da mãe, segue a mãe, chora ante o afastamento da mãe, sorri ante a aproximação da mãe.

8)  Explique o que é rótulo taquigráfico.
São expressões que envolvem um conjunto de comportamentos específicos. São abrangentes.
Exemplos:
Rótulo Taquigráfico
Comportamentos
(Definição operacional)
Participar da aula
Olhar em direção ao professor, fazer anotações no caderno, responder às perguntas do professor, fazer perguntas relacionadas ao assunto explanado, etc.
Apego
Sobe no colo da mãe, mexe nas roupas da mãe, segue a mãe, chora ante o afastamento da mãe, sorri ante a aproximação da mãe.

9) O que é um comportamento operante?
Existe uma relação entre o comportamento (R) e o meio ambiente (S). Podemos dizer que se o ambiente (S) operou para que ocorresse um comportamento (S consequente), esses estímulos consequentes podem alterar a probabilidade de futura emissão desse comportamento. Os estímulos ambientais são estímulos antecedentes sinalizando possíveis estímulos consequentes que podem ou não ocorrer. Ou seja, são voluntários. Envolve escolha/decisão.
S
(o ambiente opera para que
R
ocorra ou não o comportamento)
Vai chover
Pegar o guarda-chuva
Tomar umas palmadas
Não fazer mais pirraças
Abrir uma torneira
Sair água e lavar as mãos
Trabalhar
Receber salário

10)                   O que é um comportamento respondente?
É determinado por um estímulo antecedente a ele. S = resposta reflexa. São involuntários, como o piscar os olhos. Não são aprendidos, são herdados.
   S      (alteração no ambiente)
      R      (alteração no organismo)
Luz no olho
Contração da pupila
Bater no joelho
Chutar (reflexo patelar)
Ficar sob o sol quente
Suar
Um cisco no olho
Lacrimejar
O tempo esfriou
Arrepiar de frio

11)                   Explique o estímulo incondicionado (SI) e a resposta incondicionada (RI).
SI é o estímulo que elicia um mesmo comportamento respondente em todos os membros da mesma espécie. E a resposta que ele provoca é a resposta incondicionada (RI).
Exemplo:
a)                O balançar do rabo do cavalo para espantar os mosquitos;
b)               Quando o bebê mama logo após o nascimento;
c)                Uma pena quando irrita o seu nariz e o faz espirrar;
d)               Sentir o cheiro de comida que elicia uma sensação de fome.

12)                   Explique as três leis do reflexo.
Lei do limiar – refere-se à intensidade suficiente que o estímulo precisa ter para eliciar uma dada resposta.
Lei da magnitude – à medida que a intensidade de um estímulo aumenta, a magnitude da resposta também aumenta, até certo limite.
Lei da latência – aumentando a intensidade de um estímulo ocorre uma diminuição da latência da resposta. Ou seja, ela aparece muito mais rápido.

Ex. gotas de limão para salivar.
Lei do limiar
Lei da magnitude
Lei da latência
Pessoa A
1 gota
salivar
rápido
Pessoa B
3 gotas
Aumento de saliva, até certo ponto.
Mais rápido
Pessoa C
5 gotas
Aumento de saliva, até certo ponto.
Mais e mais rápido
Criança fez pirraça
Dar uma palmada no bumbum
Dar uma chinelada se a palmada não resolver.
O tempo que a palmada ou a chinelada levou para obter o comportamento desejado.


As Bases Neurais das Emoções

Bases Neuronais Das Emoções by Leni Barros on Scribd

terça-feira, 23 de abril de 2019

Introdução à Psicologia Experimental

Introdução à Psicologia Experimental by Leni Barros on Scribd

Análise Aplicada ao Comportamento

Análise Aplicada ao Comportamento by Leni Barros on Scribd

Ciência e Psicologia Experimental

Ciência e Psicologia Experimental by Leni Barros on Scribd

Princípios Básicos de Análise do Comportamento

Princípios Básicos de Análise Do Comportamento by Leni Barros on Scribd

Psicologia Experimental

Psicologia Experimental by Leni Barros on Scribd

História da Psicologia Experimental

História Da Psicologia Experimental by Leni Barros on Scribd

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Dinâmica do Barco


Dinâmica para desenvolver a comunicação assertiva e a colaboração.

 

Se comunicar assertivamente é preciso, ainda mais quando trabalhamos em ambientes coletivos, onde a integração é essencial à construção de bons resultados. Neste sentido, a Dinâmica do Barco é um poderoso instrumento de conscientização sobre o valor da comunicação positiva no ambiente de trabalho dos nossos mestres.

Para realizá-la o material a ser usado serão apenas folhas de papel em branco e um cronômetro.

Para iniciar o exercício:

1 - As pessoas devem ser divididas em três grupos.
2 - Cada grupo deve receber 10 folhas e o objetivo é fazer um barquinho do tamanho de acordo com as recomendações que vão receber.
3 - Ao todo serão 10 minutos de dinâmica e a todo o momento os grupos devem ser monitorados por supervisores que avaliarão se eles estão ou não segundo as regras.
4 - Nos primeiros três minutos o grupo NÃO poderá se comunicar verbalmente, de forma nenhuma, deverá usar apenas mímica e terá que usar sua criatividade para se entender e decidir como ou quem irá fazer o barco.
5 - Nos três minutos seguintes, apenas o líder do grupo estar liberado para falar e instruir sua equipe sobre como construir a embarcação de papel. Neste momento, todos devem estar atentos aos seus direcionamentos.
6 - Nos quatro minutos finais, todos estão finalmente liberados para se comunicar e precisam aproveitar o tempo para alinhar os últimos detalhes e entregar a tarefa corretamente.
7 - Final da dinâmica do barco. Hora de chamar os líderes para apresentarem seus projetos. Este é o momento de decidir quem venceu a competição. Entretanto, mais importante até do que isso, é ...
8 - Ouvir sobre as dificuldades enfrentadas e superadas, as estratégias e como o trabalho em equipe foi importante.
9 - Fazer uma reflexão sobre a importância da comunicação assertiva e da colaboração de todos para que as metas e objetivos do grupo sem alcançadas.