AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA
1. MOTRICIDADE
GERAL
A
- ROLAR
ROLA
PARA A DIREITA E PARA A ESQUERDA? (
)SIM ( )NÃO
B
- SENTAR
Tem
postura correta para a leitura: costas contra a cadeira, cabeça erguida, ambos
os braços sobre a carteira? ( )SIM ( )NÃO
C
- ENGATINHAR
Busca,
engatinhando, vários brinquedos espalhados? (
)SIM ( )NÃO
D
- ANDAR
Anda calçado e
anda descalço em solos diferentes (sensações)? ( )SIM
( )NÃO
E
- CORRER
Corre em uma pista
reta, pouco extensa, sem apresentar dificuldade? ( )SIM
( )NÃO
F
- ARREMESSAR
Joga
a bola com as mãos abaixo do nível dos ombros? ( )SIM
( )NÃO
G
- PULAR
Pula
corda? ( )SIM ( )NÃO
H
- SALTITAR
Pula
baixinho num pé e no outro? ( )SIM ( )NÃO
I
- DANÇAR
Imita
por meios de gestos: puxar água do poço, remar, nadar, imitar um barco nas ondas,
coqueiros balançando?
( )SIM
( )NÃO
J
- AUTO-IDENTIFICAÇÃO
Observa-se
diante de um espelho, virando de um lado para o outro, para identificar-se em
outras posições?
( )SIM
( )NÃO
K
- LOCALIZAÇÃO DO CORPO
Localiza
as partes básicas do próprio corpo? (cabeça, tronco, membros) (
)SIM ( )NÃO
L
- ABSTRAÇÃO DO CORPO
Desenha
a si mesmo, partes do corpo (mãos, pés, boca, nariz, etc. contornando-as? ( )SIM
( )NÃO
M
- FORÇA MUSCULAR
Empurra
objetos pesados com as mãos e os pés? (
)SIM ( )NÃO
Consegue
saltar bem? ( )SIM ( )NÃO
2.INTEGRAÇÃO SENSORIOMOTORA OU SENSORIOMOTRIZ
A - EQUILÍBRIO E
RITMO
Empilha blocos e objetos variados sem deixá-los cair? ( )SIM
( )NÃO
Bate palma em ritmo da música? ( )SIM
( )NÃO
B - ORGANIZAÇÃO DO
CORPO NO ESPAÇO
Canta canções que falam dos dedos? (polegares, polegares
onde estão?) ( )SIM ( )NÃO
C - DESTREZA E
AGILIDADE
Arma quebra-cabeças com precisão? ( )SIM
( )NÃO
D - DISCRIMINAÇÃO
TÁTIL
Identifica os objetos ao tocá-los, sem vê-los? ( )SIM
( )NÃO
E - SENTIDO DE
DIREÇÃO
Passa do lado direito para o esquerdo de uma corda estendida
no chão? ( )SIM ( )NÃO
F - LATERALIDADE
Pinta, desenha e escreve com a mão dominante? ( )SIM ( )NÃO
Mão dominante: (
)direita ( )esquerda
( )ambidestro
Atira objetos em alvos? Mirando com o olho dominante? ( )SIM
( )NÃO
G - ORIENTAÇÃO DO
TEMPO
Consegue encaixar jogos dentro de um tempo estabelecido? ( )SIM
( )NÃO
3. HABILIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS
A - ACUIDADE AUDITIVA
Consegue ouvir o som do tique-taque do relógio? ( )SIM
( )NÃO
Brinca de telefone sem fio? ( )SIM
( )NÃO
B - DECODIFICAÇÃO
AUDITIVA
Associa símbolos (palavras, números, letras, figuras) com
sons? ( )SIM ( )NÃO
C - ASSOCIAÇÃO
AUDIOVERBAL
Conta uma história curta e faz pergunta sobre ela? ( )SIM
( )NÃO
D - MEMÓRIA AUDITIVA
Conta histórias infantis ouvidas, com as próprias palavras? ( )SIM
( )NÃO
E - SEQUÊNCIA
AUDITIVA
Repete na mesma ordem sequências numéricas? (
)SIM ( )NÃO
F - ACUIDADE VISUAL
Descreve objetos colocados a uma certa distância? ( )SIM
( )NÃO
G - COODERNAÇÃO E
ACOMPANHAMENTO VISUAIS
Acompanha com os olhos o movimento de uma bola rolando até
que pare? ( )SIM ( )NÃO
H - DISCRIMINAÇÃO VISUAL
DE FORMAS
Identifica as formas geométricas (círculos, cubos,
triângulo)? ( )SIM ( )NÃO
I - DIFERENCIAÇÃO
VISUAL DE FIGURA-FUNDO
Reconhece o próprio nome, dentre outros escritos em um
papel? ( )SIM ( )NÃO
J - MEMÓRIA VISUAL
Memoriza as figuras na sequência? ( )SIM
( )NÃO
K - COODERNAÇÃO
MUSCULAR VISOMOTORA FINA
Promove atividades de pintura? ( )SIM
( )NÃO
l - MANIPULAÇÃO
VISOMOTORA DE FORMA E ESPAÇO
Brinca com jogos de encaixe (pinos, ligue-ligue)? ( )SIM
( )NÃO
M - VELOCIDADE DE
APRENDIZAGEM
Consegue realizar tarefas em um tempo menor? ( )SIM
( )NÃO
N - INTEGRAÇÃO
VISOMOTORA
Desenha retratos de si próprio, dos pais, professores etc., respeitando
os desenhos rudimentares que aparecerão?
( )SIM ( )NÃO
4. DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
A - VOCABULÁRIO
Imita ações: sentar, tocar o nariz, tocar a boca, bater
palmas, bater os pés, bate palmas imitando sons de animais?
( ) SIM ( )NÃO
B - FLUÊNCIA NA
COMUNICAÇÃO
Faz versinhos, cantam cantigas de roda e canções populares
com expressividade? ( )SIM ( )NÃO
C - ARTICULAÇÃO DAS
PALAVRAS
Fala frases do tipo: o rato roeu a roda do carro do rei de
Roma. com dificuldade ? ( )SIM ( )NÃO
5. HABILIDADES CONCEITUAIS
A - CONCEITO DE
NÚMEROS
Conta os numerais de 1 a 9? Tem noções de em cima, em baixo?
Tem noções de medidas?
( )SIM ( )NÃO
B - CLASSIFICAÇÃO E
SERIAÇÃO
Agrupa objetos semelhantes quanto a cor, o tamanho, a forma?
( )SIM
( )NÃO
C - INFORMAÇÃO GERAL
Explora gravuras variadas, fazendo perguntas? Fala de coisas
do seu dia a dia? Como animais de estimação, datas comemorativas, família, escola,
cidade etc. ( )SIM ( )NÃO
D - COMPREENSÃO
Consegue compreender as regras de um jogo? ( )SIM
( )NÃO
6. HABILIDADES SOCIAIS
A - ACEITAÇÕA SOCIAL
Se relaciona com os colegas, familiares ou outras pessoas,
tornando-se aceita socialmente?
(
)SIM ( )NÃO
B - RESPOSTAS ANTECIPATÓRIAS
Prevê o que poderá acontecer quando não obedece a uma regra?
( )SIM
( )NÃO
C - JULGAMENTO DE
VALOR
Discuti problemas morais extraídos de noticiários, distinguindo
o que é certo do que é errado?
(
)SIM ( )NÃO
D - MATURIDADE SOCIAL
Tem responsabilidade pessoais e sociais? Como higiene
pessoal, meio ambiente, cumprimento com as tarefas escolares e domésticas? ( )SIM
( )NÃO
E - CRIATIVIDADE
Descobre coisas novas e cria outras?
Bibliografia:
DROUET, Ruth Caribé. Distúrbios
da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.