segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Instituição Educativa, Administração e Gestão Educativa

Instituição Educativa, Administração e Gestão Educativa

 Leni de Souza Barros

A conceitualização dos termos Instituição Educativa, Administração e Gestão Educativa nos auxiliam na compreensão da função do doutorando que, por sua vez, irá atuar em instituições educativas, na função de gestor educativo, mas com tarefas, também, em administrar. Para tanto, faz-se necessário diferenciar estes termos.
Como instituição educativa, entendo como um lugar onde fomenta o ensino e a aprendizagem, a busca e a construção do conhecimento, a socialização e interação entre os indivíduos, o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, culminando em contribuir para formar uma sociedade mais justa, com cidadãos críticos e pensantes, promovendo a igualdade social, a inclusão, a conscientização e a evolução do ser humano enquanto ser biológico, psicológico, social, apropriando-se cada vez mais das tecnologias à partir das descobertas oriundas da curiosidade e do aprender a fazer.
A instituição educativa surgiu a partir de uma necessidade do ser humano que, vivendo em sociedade, percebeu-se quão importante eram desenvolver os conhecimentos formais, quanto os conhecimentos informais que são transmitidos pela família, cultura, costumes e o que se obtém através da convivência social. É nela que se promove, em grande parte, a investigação, a dialética, os estudos científicos, além de organizar e transmitir os conhecimentos de geração a geração. Sem as instituições educativas o mundo seria mais frio, calculista, com seres mais individualistas, egoístas e solitários.
Na atualidade vemos que é de extrema relevância a manutenção e criação de instituições educativas devido ao grande crescimento populacional, o que exige e impera mais organização, mais conscientização, para vivermos em comunhão na sociedade. Não importa se a instituição educativa é de ordem religiosa, governamental, organização não governamental (ONG) ou privada, todas contribuem para uma evolução de pensamentos e ações que contribuirão para o progresso, compreensão da vida e descobertas de novas tecnologias.
Tomamos como exemplo algumas instituições educativas religiosas como Escola Adventista e PUC Pontifícia Universidade Católica, que apesar de cunho religioso buscam promover a educação, o ensino e a aprendizagem.
Toda instituição educativa necessita de uma administração, pois não acontecerá um bom desenvolvimento se não houver planejamento, implementação de estratégias para alcançar os objetivos almejados. Assim como, administrar os recursos necessários para a manutenção da instituição educativa e buscar melhorias tanto humanas, como tecnológicas e/ou funcionais, também é necessário uma gestão administrativa, que engloba todas as funções da administração.
Para a autora Lucia Martínez Aguirre (2012) a administração educativa utiliza um conjunto de recursos orientados para alcançar metas, para concluir tarefas num todo organizacional. Neste sentido, verifica-se uma forma burocratizada, objetiva e com foco organizacional o que me parece afastar-se do ponto de vista pedagógico que deve ter uma instituição educativa. No entanto, uma instituição educativa bem administrada tem como potencial um crescimento rápido e sólido devido à seriedade como é empregada. Como exemplo, a Faculdade UNEOURO, em Ouro Preto do Oeste/RO, que há poucos anos iniciou seus trabalhos com apenas um curso (com 10 alunos) e hoje conta com 5 cursos e quase mil alunos, um sucesso de administração.
Todavia, não menos importante, é a gestão educativa que compreende a capacidade de administrar, gerir, gerenciar e coordenar pedagogicamente programas, projetos, pessoas, não perdendo de vista o foco ensino-aprendizagem, a missão e a visão institucional. Percebe-se que a gestão educativa abrange todo o funcionamento da instituição e toda a administração dos pólos que mantém o funcionamento global que é uma instituição educativa.
Fazendo uma analogia, a instituição educativa é como um corpo humano onde cada órgão necessita de outro para o seu pleno desenvolvimento, onde um não funciona sem o outro.
Um bom gestor de uma instituição educativa deve ser alguém que possua características como liderança, coordenação, visão holística, desinibido, estratégico, organização, cultura, criativo, capacidade de relação interpessoal e social, habilidade em administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos, ser ético e com consciência moral, prezando pela justiça e visando um bem maior que é o de fazer prevalecer a harmonia e o pleno curso das atividades em andamento na instituição.
De acordo com o Centro Lasallista de Formación a gestão educativa é dividida em dimensões: dimensão administrativa financeira, organizativa operacional, comunitária, de convivência e dimensão sistêmica. O que demonstra o quanto engloba a especificidade do trabalho do gestor educativo.
Um administrador deve ser um bom gestor, assim como o gestor deve ser um bom administrador da instituição educativa.

Bibliografia

Aguirre, Lucia M. Administración Educativa. Red T. Milleniun. 1ª Ed. 2012.


Gestión y liderazgo en educación, Centro Lasallista de Formación. Diplomado: Liderazgo en la Institución Educativa Lasallista. Y en http://www.slideshare.net/omarhrojas/gestion-escolar

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