Neuro Anatomia by Leni Barros on Scribd
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
sexta-feira, 25 de maio de 2018
quarta-feira, 18 de abril de 2018
DINÂMICA: O garotinho chamado Amor
DINÂMICA DE GRUPO- O garotinho chamado Amor
Fazer gestos cada vez que na história aparecer as
seguintes palavras:
PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
O garotinho chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Como aplicar:
1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)
PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
O garotinho chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Como aplicar:
1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)
Dinâmica para elevar a autoestima: “os eus possíveis”
Dinâmica
para elevar a autoestima: “os eus possíveis”
1 - Inicie com uma explicação sobre a
autoestima:
Autoestima
♣
Refere-se à avaliação afetiva que fazemos de
nosso autoconceito em seus diferentes componentes, ou seja, como a pessoa se
valoriza e se sente em relação às características que se autoatribui.
AUTOESTIMA POSITIVA AUTOESTIMA NEGATIVA
Noção
de “eus possíveis”
(Segundo Markus e Nurius, 2004, em COLL,C. S.et al. Desenvolvimento
Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004).
♣
É a representação que a pessoa tem de si
mesma no futuro. Podendo ser:
♣
o eu
que a pessoa ESPERA ser;
♣
o eu
que a pessoa ACREDITA que deveria ser;
♣
o eu
que a pessoa DESEJARIA ser;
♣
o eu
que a pessoa TEME chegar a ser.
Os
eus possíveis orientam e guiam o comportamento da pessoa, visto que existem eus
possíveis que deseja alcançar e outros que procura evitar. Constituem marcos de
referência nos quais a pessoa avalia e interpreta seu autoconceito e sua
conduta atual e tem um impacto mais que provável na sua autoestima.
2 –
Imprima uma ficha para cada participante preencher sobre os “eus possíveis”.
Peça que façam uma reflexão profunda.
♣ o eu
que ESPERO ser:_____________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que ACREDITO que deveria ser:_________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que DESEJARIA ser:__________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que TEMO chegar a ser:________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
3 – Para finalizar, cada um poderá relatar o que sentiu
ou o que percebeu com a dinâmica realizada.
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