Racionalismo e Empirismo by Leni Barros on Scribd
sexta-feira, 25 de maio de 2018
quarta-feira, 18 de abril de 2018
DINÂMICA: O garotinho chamado Amor
DINÂMICA DE GRUPO- O garotinho chamado Amor
Fazer gestos cada vez que na história aparecer as
seguintes palavras:
PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
O garotinho chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Como aplicar:
1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)
PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
O garotinho chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Como aplicar:
1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)
Dinâmica para elevar a autoestima: “os eus possíveis”
Dinâmica
para elevar a autoestima: “os eus possíveis”
1 - Inicie com uma explicação sobre a
autoestima:
Autoestima
♣
Refere-se à avaliação afetiva que fazemos de
nosso autoconceito em seus diferentes componentes, ou seja, como a pessoa se
valoriza e se sente em relação às características que se autoatribui.
AUTOESTIMA POSITIVA AUTOESTIMA NEGATIVA
Noção
de “eus possíveis”
(Segundo Markus e Nurius, 2004, em COLL,C. S.et al. Desenvolvimento
Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004).
♣
É a representação que a pessoa tem de si
mesma no futuro. Podendo ser:
♣
o eu
que a pessoa ESPERA ser;
♣
o eu
que a pessoa ACREDITA que deveria ser;
♣
o eu
que a pessoa DESEJARIA ser;
♣
o eu
que a pessoa TEME chegar a ser.
Os
eus possíveis orientam e guiam o comportamento da pessoa, visto que existem eus
possíveis que deseja alcançar e outros que procura evitar. Constituem marcos de
referência nos quais a pessoa avalia e interpreta seu autoconceito e sua
conduta atual e tem um impacto mais que provável na sua autoestima.
2 –
Imprima uma ficha para cada participante preencher sobre os “eus possíveis”.
Peça que façam uma reflexão profunda.
♣ o eu
que ESPERO ser:_____________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que ACREDITO que deveria ser:_________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que DESEJARIA ser:__________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
♣ o eu que TEMO chegar a ser:________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
3 – Para finalizar, cada um poderá relatar o que sentiu
ou o que percebeu com a dinâmica realizada.
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Teorias Explicativas da Conduta Agressiva
Teorias explicativas da
conduta agressiva
|
Psicanálise
Existe um instinto
inato de morte (Tânatos) habitualmente orientado para fora, mas ocasionalmente
para si mesmo. A energia agressiva vai acumulando-se no sujeito, que a expressa
por meios aceitáveis (atividades esportivas) ou de condutas violentas e
destrutivas.
Etologia
Há um instinto
agressivo vinculado à herança genética e a serviço da sobrevivência do
indivíduo e da sua espécie. Também há reguladores instintivos da conduta agressiva
que evitam a destruição quando ela não é necessária.
Hipótese frustração/agressão
A agressividade surge
quando se bloqueia a consecução de uma meta, dando lugar primeiro à frustração
e, posteriormente, à agressão para com a fonte de bloqueio ou a um objeto ou
pessoa que recebe, então, uma agressão deslocada. Era uma versão revisada dessa
hipótese, defende-se que só o que se associa à frustração é a ira, e que esta
se traduz em agressão somente se a pessoa já tem hábitos agressivos adquiridos
e se aparecem sinais ou situações que antes foram associadas com a agressão.
Aprendizagem
A agressividade se
aprende quando é reforçada, isto é, quando leva a conseguir metas desejáveis.
Na versão da aprendizagem social, a aprendizagem pode ser direta (por meio de reforços)
ou vicária (por meio da imitação de modelos).
Processamento da informação
A ênfase está na
interpretação da situação pelo sujeito, em função de suas experiências
passadas; de suas metas; de suas habilidades para decodificar situações, para
analisar seu significado, para buscar uma resposta adequada, para tomar a
decisão sobre como agir e para executar a resposta.
COLL,
MARCHESI, PALACIOS & COLS. Desenvolvimento
Psicológico e Educação. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.222
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
DINÂMICA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES
DINÂMICA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES
OBJETIVO:
1- Sensibilizar e Reconhecer nossas próprias emoções e nos outros.
2- Desenvolver
a empatia e buscar formas de equilibrar nossas emoções para lidar com conflitos
e melhorar relacionamentos interpessoais.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas
TEMPO: 50’ (varia de acordo com o
tamanho do grupo e envolvimento dos participantes).
MATERIAL: Papel sulfite, lápis e questionário, lista com emoções, ver abaixo.
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao
grupo que irão fazer um exercício para entrar em contato e reconhecer as
próprias emoções e dos companheiros. Salientar que é um momento sério, pois
irão lidar com aspectos pessoais, tanto de si mesmos como dos companheiros e
que é preciso tratar com respeito essas questões.
DESENVOLVIMENTO:
1- Pede
para listarem algumas das emoções que podemos ter. Escrever no quadro.
2- Após
listarem no quadro o facilitador explica que há uma tênue diferença entre
emoção e sentimento, mas que estes se complementam. Aí apresenta uma lista com
as várias emoções/sentimentos e afixa em lugar visível na sala para que os
participantes possam consulta-la e assim conseguir especificar melhor o que
sentem diante das situações do questionário ou anexa a lista ao questionário
entregue. Salienta que há uma enormidade de emoções e sentimentos que o ser
humano pode ter e que a lista não pretende esgotar, todas que existem. Que
podem colocar outras que ainda não citamos. Explica ao grupo que muitas vezes
não conseguimos identificar adequadamente as emoções/sentimentos em nós mesmos
e em outras pessoas o que tende a causar conflitos, desavenças e mau
entendidos; escolhas erradas e ainda atribuição de valores equivocados.
3- Entrega
o questionário aos participantes e pede para completarem as frases, identificando
suas emoções para cada uma das situações. Estabeleça 5’ para essa atividade.
LISTA DE EMOÇÕES/SENTIMENTOS
dúvida,
raiva, felicidade, alegria, amor, desamor, compaixão, tristeza, desespero,
surpresa, medo, pavor, fobia, desesperança, angústia, esperança, gratidão,
expectativa, excitação, hesitação, ansiedade, orgulho, pretensão, segurança,
insegurança, frustração, reconhecimento, valorização, desvalorização, respeito,
vazio, plenitude, etc.
QUESTIONÁRIO
Complete as frases abaixo:
A emoção que eu mais gosto de sentir é:
______________________________
A emoção que eu menos gosto de sentir é:
____________________________
Eu fico feliz quando:
______________________________________________
_______________________________________________________________
Eu fico triste quando:
______________________________________________
_______________________________________________________________
Fico chateado (a)
quando:__________________________________________
_______________________________________________________________
Me sinto magoado (a)
quando:_______________________________________
_______________________________________________________________
Emoção que sinto com mais frequência é______________________________
Sinto-me orgulhoso (a)
quando______________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me valorizado (a) quando
______________________________________
_______________________________________________________________
Quando se aproxima uma prova ou atividade avaliativa
na escola fico _______
_______________________________________________________________
Quando alguém grita comigo sinto
___________________________________
_______________________________________________________________
Fico muito, muito feliz quando
_______________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me frustrado (a) quando
_______________________________________
_______________________________________________________________
Crio muita expectativa quando
______________________________________
_______________________________________________________________
Minha ansiedade aumenta quando
___________________________________
_______________________________________________________________
Minha ansiedade diminui quando
____________________________________
_______________________________________________________________
Tenho muitas dúvidas em
relação____________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me inseguro (a) quando
_______________________________________
_______________________________________________________________
Gosto quando reconhecem que
______________________________________
_______________________________________________________________
A angústia aparece toda vez que
____________________________________
_______________________________________________________________
Tenho medo de
__________________________________________________
_______________________________________________________________
Sinto um vazio quando
____________________________________________
_______________________________________________________________
Sinto muita esperança quando
______________________________________
_______________________________________________________________
Encho-me de gratidão
_____________________________________________
_______________________________________________________________
Obs.: O facilitador pode elaborar outras questões
mais específicas para o grupo que está trabalhando. Por exemplo:
Quando chego no trabalho o que sinto é_____________________________
Quando estou me relacionando com esse grupo o que
sinto é________________
Quando tenho que tratar algum assunto com meu chefe
ou subordinado ou parceiro o que sinto é_______________________
DISCUSSÃO:
1-Terminada
essa etapa, pedir para que cada membro do grupo apresente o que respondeu para
cada questão.
Obs.: Pede para que cada um responda a
primeira questão e após todas as respostas do grupo, passar para a segunda e
assim por diante. O facilitador incentiva que as pessoas digam o motivo dessas emoções diante de cada situação.
O facilitador
ajuda a definir melhor cada uma destas emoções.
Obs:
Muitas vezes as pessoas nomeiam uma emoção, mas se percebe que estão enganadas
a respeito delas. Há outra emoção que caracteriza melhor esses sentimentos, o
que vai ajudar a trabalhar melhor com elas.
Depois de
todas as respostas, perguntar:
1- Como
se sentiram durante a atividade?
2- Já
haviam pensado em como se sentem diante das situações e o motivo desses sentimentos?
3- Foi
fácil ou difícil identificar as emoções para cada situação?
4-Conseguem
perceber que se não identificamos nossas emoções fica mais difícil de
trabalhá-las?
CONCLUSÃO:
Concluir
que se trabalharmos e reconhecermos nossas emoções teremos mais ferramentas para
lidar com elas e equilibrá-las. E que isso faz parte do nosso autoconhecimento.
É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar
melhor com as situações e o com aquilo que sentimos. Solucionar conflitos com
mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência
emocional, que favorece também o aprendizado. Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da
“empatia”, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no
lugar do outro. Quando se aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe-se
identificá-las não somente em si, mas também nos outros.
Enfim, é o primeiro passo para desenvolver as habilidades emocionais e a de empatia.
Identificando emoções em nos mesmos e nos outros facilitada nossos julgamentos, atitudes e desenvolvimento de nossa escala de valores.
Enfim, é o primeiro passo para desenvolver as habilidades emocionais e a de empatia.
Identificando emoções em nos mesmos e nos outros facilitada nossos julgamentos, atitudes e desenvolvimento de nossa escala de valores.
quarta-feira, 3 de maio de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)