quarta-feira, 18 de abril de 2018

DINÂMICA: O garotinho chamado Amor

DINÂMICA DE GRUPO- O garotinho chamado Amor



Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:

PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS

O garotinho chamado AMOR

Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!

Como aplicar:
1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)

Dinâmica para elevar a autoestima: “os eus possíveis”

Dinâmica para elevar a autoestima: “os eus possíveis”

1 - Inicie com uma explicação sobre a autoestima:

Autoestima

    Refere-se à avaliação afetiva que fazemos de nosso autoconceito em seus diferentes componentes, ou seja, como a pessoa se valoriza e se sente em relação às características que se autoatribui.

                 AUTOESTIMA POSITIVA             AUTOESTIMA NEGATIVA

Noção de “eus possíveis”

(Segundo Markus e Nurius, 2004, em COLL,C. S.et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004).

    É a representação que a pessoa tem de si mesma no futuro. Podendo ser:
     o eu que a pessoa ESPERA ser;
     o eu que a pessoa ACREDITA que deveria ser;
     o eu que a pessoa DESEJARIA ser;
     o eu que a pessoa TEME chegar a ser.

Os eus possíveis orientam e guiam o comportamento da pessoa, visto que existem eus possíveis que deseja alcançar e outros que procura evitar. Constituem marcos de referência nos quais a pessoa avalia e interpreta seu autoconceito e sua conduta atual e tem um impacto mais que provável na sua autoestima.

2 – Imprima uma ficha para cada participante preencher sobre os “eus possíveis”. Peça que façam uma reflexão profunda.

    o eu que ESPERO ser:_____________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
     o eu que ACREDITO que deveria ser:_________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
     o eu que DESEJARIA ser:__________________________________
 __________________________________________________________
__________________________________________________________
     o eu que TEMO chegar a ser:________________________________
 __________________________________________________________
__________________________________________________________


3 – Para finalizar, cada um poderá relatar o que sentiu ou o que percebeu com a dinâmica realizada.

O Silogismo

O Silogismo by Leni Barros on Scribd

Karl Marx

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Conceito de Homem e de Mundo para a Psicologia

Conceito de Homem e de Mundo Para a Psicologia by Leni Barros on Scribd

O pensar

Introdução Ao Pensar by Leni Barros on Scribd

O Sistema Límbico

Sistema Límbico by Leni Barros on Scribd

O Cérebro - parte 2

Cérebro by Leni Barros on Scribd

O Cérebro - parte 1

2 Cérebro by Leni Barros on Scribd

Psicobiologia

1 Psicobiologia by Leni Barros on Scribd

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Teorias Explicativas da Conduta Agressiva

                 Teorias explicativas da conduta agressiva

Psicanálise
Existe um instinto inato de morte (Tânatos) habitualmente orientado para fora, mas ocasionalmente para si mesmo. A energia agressiva vai acumulando-se no sujeito, que a expressa por meios aceitáveis (atividades esportivas) ou de condutas violentas e destrutivas.

Etologia
Há um instinto agressivo vinculado à herança genética e a serviço da sobrevivência do indivíduo e da sua espécie. Também há reguladores instintivos da conduta agressiva que evitam a destruição quando ela não é necessária.

Hipótese frustração/agressão
A agressividade surge quando se bloqueia a consecução de uma meta, dando lugar primeiro à frustração e, posteriormente, à agressão para com a fonte de bloqueio ou a um objeto ou pessoa que recebe, então, uma agressão deslocada. Era uma versão revisada dessa hipótese, defende-se que só o que se associa à frustração é a ira, e que esta se traduz em agressão somente se a pessoa já tem hábitos agressivos adquiridos e se aparecem sinais ou situações que antes foram associadas com a agressão.

Aprendizagem
A agressividade se aprende quando é reforçada, isto é, quando leva a conseguir metas desejáveis. Na versão da aprendizagem social, a aprendizagem pode ser direta (por meio de reforços) ou vicária (por meio da imitação de modelos).

Processamento da informação
A ênfase está na interpretação da situação pelo sujeito, em função de suas experiências passadas; de suas metas; de suas habilidades para decodificar situações, para analisar seu significado, para buscar uma resposta adequada, para tomar a decisão sobre como agir e para executar a resposta.


COLL, MARCHESI, PALACIOS & COLS. Desenvolvimento Psicológico e Educação. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.222

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DINÂMICA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES

DINÂMICA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES 

OBJETIVO:

1- Sensibilizar e Reconhecer nossas próprias emoções e nos outros.
2- Desenvolver a empatia e buscar formas de equilibrar nossas emoções para lidar com conflitos e melhorar relacionamentos interpessoais.

PARTICIPANTES: até 15 pessoas

TEMPO: 50’ (varia de acordo com o tamanho do grupo e envolvimento dos participantes).

MATERIAL: Papel sulfite, lápis e questionário, lista com emoções, ver abaixo.

DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que irão fazer um exercício para entrar em contato e reconhecer as próprias emoções e dos companheiros. Salientar que é um momento sério, pois irão lidar com aspectos pessoais, tanto de si mesmos como dos companheiros e que é preciso tratar com respeito essas questões.

DESENVOLVIMENTO:

1- Pede para listarem algumas das emoções que podemos ter. Escrever no quadro.
2- Após listarem no quadro o facilitador explica que há uma tênue diferença entre emoção e sentimento, mas que estes se complementam. Aí apresenta uma lista com as várias emoções/sentimentos e afixa em lugar visível na sala para que os participantes possam consulta-la e assim conseguir especificar melhor o que sentem diante das situações do questionário ou anexa a lista ao questionário entregue. Salienta que há uma enormidade de emoções e sentimentos que o ser humano pode ter e que a lista não pretende esgotar, todas que existem. Que podem colocar outras que ainda não citamos. Explica ao grupo que muitas vezes não conseguimos identificar adequadamente as emoções/sentimentos em nós mesmos e em outras pessoas o que tende a causar conflitos, desavenças e mau entendidos; escolhas erradas e ainda atribuição de valores equivocados.
3- Entrega o questionário aos participantes e pede para completarem as frases, identificando suas emoções para cada uma das situações. Estabeleça 5’ para essa atividade.

LISTA DE EMOÇÕES/SENTIMENTOS

dúvida, raiva, felicidade, alegria, amor, desamor, compaixão, tristeza, desespero, surpresa, medo, pavor, fobia, desesperança, angústia, esperança, gratidão, expectativa, excitação, hesitação, ansiedade, orgulho, pretensão, segurança, insegurança, frustração, reconhecimento, valorização, desvalorização, respeito, vazio, plenitude, etc.



QUESTIONÁRIO

Complete as frases abaixo:

A emoção que eu mais gosto de sentir é: ______________________________
A emoção que eu menos gosto de sentir é: ____________________________
Eu fico feliz quando: ______________________________________________
_______________________________________________________________
Eu fico triste quando: ______________________________________________
_______________________________________________________________
Fico chateado (a) quando:__________________________________________
_______________________________________________________________
Me sinto magoado (a) quando:_______________________________________
_______________________________________________________________
Emoção que sinto com mais frequência é______________________________
Sinto-me orgulhoso (a) quando______________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me valorizado (a) quando ______________________________________
_______________________________________________________________
Quando se aproxima uma prova ou atividade avaliativa na escola fico _______
_______________________________________________________________
Quando alguém grita comigo sinto ___________________________________
_______________________________________________________________
Fico muito, muito feliz quando _______________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me frustrado (a) quando _______________________________________
_______________________________________________________________
Crio muita expectativa quando ______________________________________
_______________________________________________________________
Minha ansiedade aumenta quando ___________________________________
_______________________________________________________________
Minha ansiedade diminui quando ____________________________________
_______________________________________________________________
Tenho muitas dúvidas em relação____________________________________
_______________________________________________________________
Sinto-me inseguro (a) quando _______________________________________
_______________________________________________________________
Gosto quando reconhecem que ______________________________________
_______________________________________________________________
A angústia aparece toda vez que ____________________________________
_______________________________________________________________
Tenho medo de __________________________________________________
_______________________________________________________________
Sinto um vazio quando ____________________________________________
_______________________________________________________________
Sinto muita esperança quando ______________________________________
_______________________________________________________________
Encho-me de gratidão _____________________________________________
_______________________________________________________________


Obs.: O facilitador pode elaborar outras questões mais específicas para o grupo que está trabalhando. Por exemplo:
  
Quando chego no trabalho o que sinto é_____________________________

Quando estou me relacionando com esse grupo o que sinto é________________

Quando tenho que tratar algum assunto com meu chefe ou subordinado ou parceiro o que sinto é_______________________

 DISCUSSÃO:

1-Terminada essa etapa, pedir para que cada membro do grupo apresente o que respondeu para cada questão.

Obs.: Pede para que cada um responda a primeira questão e após todas as respostas do grupo, passar para a segunda e assim por diante. O facilitador incentiva que as pessoas digam o motivo dessas emoções diante de cada situação.

O facilitador ajuda a definir melhor cada uma destas emoções.

Obs: Muitas vezes as pessoas nomeiam uma emoção, mas se percebe que estão enganadas a respeito delas. Há outra emoção que caracteriza melhor esses sentimentos, o que vai ajudar a trabalhar melhor com elas.

Depois de todas as respostas, perguntar:

1- Como se sentiram durante a atividade?

2- Já haviam pensado em como se sentem diante das situações e o motivo desses sentimentos?

3- Foi fácil ou difícil identificar as emoções para cada situação?

4-Conseguem perceber que se não identificamos nossas emoções fica mais difícil de trabalhá-las?

CONCLUSÃO:

Concluir que se trabalharmos e reconhecermos nossas emoções teremos mais ferramentas para lidar com elas e equilibrá-las. E que isso faz parte do nosso autoconhecimento. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos. Solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também o aprendizado. Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da “empatia”, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando se aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe-se identificá-las não somente em si, mas também nos outros.
Enfim, é o primeiro passo para desenvolver as habilidades emocionais e a de empatia.
Identificando emoções em nos mesmos e nos outros facilitada nossos julgamentos, atitudes e desenvolvimento de nossa escala de valores.