sexta-feira, 5 de junho de 2015

O NÃO POSSO, NÃO QUERO, NÃO CONSIGO E O VOU TENTAR

NÃO POSSO – NÃO QUERO – NÃO CONSIGO – VOU TENTAR
(do livro: Educação Moral e Cívica – Cerqueira e Bertolim)

NÃO POSSO era um rapaz preguiçoso e muito covarde. Quando lhe pediam que fizesse alguma coisa, dizia que não podia, ainda sem ter experimentado. Se lhe faziam alguma pergunta, respondia: não sei. Se tinha que estudar uma lição, saia com essa: não posso...

NÃO QUERO não era preguiçoso nem estúpido, mas tinha um mau gênio, era teimoso. Se lhe passava pela cabeça não fazer alguma coisa, não havia meio de convencê-lo a mudar de idéia. Se ficava de mau humor, seus colegas não sonseguiam, por mais que insistissem leva-lo a um passeio ou a um divertimento qualquer. Aborrecia os outros porque só queria o que bem entendesse, em tudo e por tudo. O fato é que ninguém gostava dele.

NÃO CONSIGO era um rapaz bonito e sorridente,mas também preguiçoso. Tudo o que se pedia para fazer, antes mesmo de tentar já ia dizendo: não vou conseguir. Dava um trabalho imenso fazê-lo ter uma atitude positiva, mesmo em seu próprio benefício. Ficava resmungando pelos cantos, colocando defeitos em tudo que fosse feito, com inveja do sucesso dos outros.

VOU TENTAR era um rapaz franzino e pequeno, mas tinha ânimo e persistência. Estava sempre pronto a tentar o sucesso. Costumava dizer: não sei se posso, mas vou tentar. Algumas vezes não conseguia, mas quase sempre era capaz de fazer o que experimentava. Um dia, interrogado em uma aula de matemática respondeu: não sei o problema, mas vou tentar. E o mestre respondeu: é o que quero. Jovens experimentando sua capacidade.

Nos estudos VOU TENTAR era o primeiro da classe. NÃO POSSO e NÃO CONSIGO, ficavam sempre em último lugar e NÃO QUERO, abandonou a escola.

Hoje estão todos homens feitos.
NÃO POSSO é criado de um senhor muito exigente, chamado: É PRECISO.
NÃO QUERO é soldado raso e obedece ao CAPITÃO DEVE.
NÃO CONSIGO trabalha na propriedade do senhor NÃO TEM DESCULPAS.

VOU TENTAR é sócio da grande firma FELIZARDO & CIA.

Inventário de Autoconhecimento para Orientação Vocacional

INVENTÁRIO DE AUTOCONHECIMENTO PARA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Responda as questões abaixo com a maior sinceridade possível para que o objetivo seja alcançado.

Nome: _______________________________ 
Idade: __________ 
Estudante da:_________  
da escola:________________________
Já repetiu alguma série? (  )sim  (  )não. 
Se sim, qual?__________

1 – Quem é você?
2 – Quais são suas principais qualidades?
3 – Quais são seus principais defeitos?
4 – Qual o seu maior sonho?
5 – Como você se imagina daqui 5 anos?
6 – Você imagina, daqui 10 anos, que estará morando com seus pais ou responsáveis ou independente, morando só?
7 – Se você se imagina trabalhando e com muitos bens, como pretende fazer com que isso aconteça, o que você terá que fazer para alcançar seus objetivos?
8 – Você se imagina trabalhando como empregado (a) ou como patrão (oa)?
9 – Você gostaria de trabalhar num ambiente fechado (escritório/consultório) ou num ambiente aberto (rua/campo/viajando)?
10 - Que tipo de atividades você gosta muito de fazer? (Pode ser coisas rotineiras, caseiras, esportes, serviços, etc.)
11 – Que tipo de atividade você faria, mas não gosta muito?
12 – Que tipo de atividade você não gosta e não faria de maneira alguma?
13 – Reescreva a resposta da primeira pergunta: quem é você?
14 – Que curso você não faria de maneira alguma e porquê?
15 – Que tipo de curso você arriscaria fazer?

Obs.: estas questões são apenas para reflexão e não o restringe para escolha do curso a ser realizado. Pense, reflita, repense e analise novamente antes da escolha de um curso.

Boa reflexão!!!!

                       

quarta-feira, 3 de junho de 2015

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Antropologia das Inter-relações

Antropologia das inter-relações.ppt

Modelo de Gestão Educativa

Modelo de Gestão Educativa.ppt by Leni Barros

Psicoanálise e Educação

psicoanálise e educação.ppt by Leni Barros

Os Aspectos Psicomotores do Desenvolvimento Humano

Leni de Souza Barros

A capacidade que o indivíduo possui de movimentar-se é inata, como podemos perceber até mesmo no ventre materno, quando no exame de ultrassonografia revela uma criança com o dedo na boca, ou quando movimenta as pernas, os braços. Após o nascimento a evolução psicomotora é incrivelmente rápida, pois logo está virando a cabeça, levantando e abaixando as pernas, preensão com as mãos, virando o corpo para um lado e outro, depois sentando, engatinhando e andando.
O desenvolvimento psicomotor contribui para a autonomia, independência, consciência do ser, do corpo e do estar lançado no mundo. Esta consciência contribui para o reconhecimento e pleno desenvolvimento do ego que irá perceber a realidade de maneira patológica ou sadia.
A percepção do corpo nos revela o eu filosófico, pois nos faz refletir sobre quem sou, para onde vou, onde quero chegar, o que penso, como penso e por que penso, do que sou capaz. Nesta perspectiva, a percepção do corpo em movimento pode contribuir para o desenvolvimento intelectual do indivíduo levando em consideração todos os seus aspectos internos (eu) e externos (do mundo), fazendo com que as descobertas influenciem nas capacidades cognitivas. A partir desta análise, a estimulação dos aspectos psicomotores, podem contribuir para o avanço das aprendizagens escolares levando a criança a perceber o mundo em que vive e as capacidades de seu corpo, revelando-lhe um universo de possibilidades e incentivando a curiosidade para novos caminhos.