terça-feira, 4 de agosto de 2015
sexta-feira, 5 de junho de 2015
O NÃO POSSO, NÃO QUERO, NÃO CONSIGO E O VOU TENTAR
NÃO POSSO – NÃO QUERO – NÃO
CONSIGO – VOU TENTAR
(do
livro: Educação Moral e Cívica – Cerqueira e Bertolim)
NÃO POSSO era um rapaz preguiçoso e
muito covarde. Quando lhe pediam que fizesse alguma coisa, dizia que não podia,
ainda sem ter experimentado. Se lhe faziam alguma pergunta, respondia: não sei.
Se tinha que estudar uma lição, saia com essa: não posso...
NÃO QUERO não era preguiçoso nem
estúpido, mas tinha um mau gênio, era teimoso. Se lhe passava pela cabeça não
fazer alguma coisa, não havia meio de convencê-lo a mudar de idéia. Se ficava
de mau humor, seus colegas não sonseguiam, por mais que insistissem leva-lo a
um passeio ou a um divertimento qualquer. Aborrecia os outros porque só queria
o que bem entendesse, em tudo e por tudo. O fato é que ninguém gostava dele.
NÃO CONSIGO era um rapaz bonito e
sorridente,mas também preguiçoso. Tudo o que se pedia para fazer, antes mesmo
de tentar já ia dizendo: não vou conseguir. Dava um trabalho imenso fazê-lo ter
uma atitude positiva, mesmo em seu próprio benefício. Ficava resmungando pelos
cantos, colocando defeitos em tudo que fosse feito, com inveja do sucesso dos
outros.
VOU TENTAR era um rapaz franzino e
pequeno, mas tinha ânimo e persistência. Estava sempre pronto a tentar o
sucesso. Costumava dizer: não sei se posso, mas vou tentar. Algumas vezes não
conseguia, mas quase sempre era capaz de fazer o que experimentava. Um dia,
interrogado em uma aula de matemática respondeu: não sei o problema, mas vou
tentar. E o mestre respondeu: é o que quero. Jovens experimentando sua
capacidade.
Nos
estudos VOU TENTAR era o primeiro da
classe. NÃO POSSO e NÃO CONSIGO,
ficavam sempre em último lugar e NÃO
QUERO, abandonou a escola.
Hoje
estão todos homens feitos.
NÃO POSSO é criado de um senhor muito
exigente, chamado: É PRECISO.
NÃO QUERO é soldado raso e obedece ao CAPITÃO DEVE.
NÃO CONSIGO trabalha na propriedade do
senhor NÃO TEM DESCULPAS.
VOU TENTAR é sócio da grande firma FELIZARDO & CIA.
Inventário de Autoconhecimento para Orientação Vocacional
INVENTÁRIO
DE AUTOCONHECIMENTO PARA
ORIENTAÇÃO
VOCACIONAL
Responda as questões abaixo com a maior sinceridade possível para que o
objetivo seja alcançado.
Nome: _______________________________
Idade: __________
Estudante da:_________
da escola:________________________
Idade: __________
Estudante da:_________
da escola:________________________
Já repetiu alguma série? ( )sim
( )não.
Se sim, qual?__________
Se sim, qual?__________
1 – Quem é você?
2 – Quais são suas principais qualidades?
3 – Quais são seus principais defeitos?
4 – Qual o seu maior sonho?
5 – Como você se imagina daqui 5 anos?
6 – Você imagina, daqui 10 anos, que
estará morando com seus pais ou responsáveis ou independente, morando só?
7 – Se você se imagina trabalhando e com
muitos bens, como pretende fazer com que isso aconteça, o que você terá que
fazer para alcançar seus objetivos?
8 – Você se imagina trabalhando como
empregado (a) ou como patrão (oa)?
9 – Você gostaria de trabalhar num
ambiente fechado (escritório/consultório) ou num ambiente aberto
(rua/campo/viajando)?
10 - Que tipo de atividades você gosta
muito de fazer? (Pode ser coisas rotineiras, caseiras, esportes, serviços,
etc.)
11 – Que tipo de atividade você faria, mas
não gosta muito?
12 – Que tipo de atividade você não gosta
e não faria de maneira alguma?
13 – Reescreva a resposta da primeira
pergunta: quem é você?
14 – Que curso você não faria de maneira
alguma e porquê?
15 – Que tipo de curso você arriscaria
fazer?
Obs.: estas questões são apenas para
reflexão e não o restringe para escolha do curso a ser realizado. Pense, reflita,
repense e analise novamente antes da escolha de um curso.
Boa reflexão!!!!
quarta-feira, 3 de junho de 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Os Aspectos Psicomotores do Desenvolvimento Humano
Leni de Souza Barros
A capacidade que o indivíduo possui de movimentar-se é inata, como podemos perceber até mesmo no ventre materno, quando no exame de ultrassonografia revela uma criança com o dedo na boca, ou quando movimenta as pernas, os braços. Após o nascimento a evolução psicomotora é incrivelmente rápida, pois logo está virando a cabeça, levantando e abaixando as pernas, preensão com as mãos, virando o corpo para um lado e outro, depois sentando, engatinhando e andando.
O desenvolvimento psicomotor
contribui para a autonomia, independência, consciência do ser, do corpo e do
estar lançado no mundo. Esta consciência contribui para o reconhecimento e
pleno desenvolvimento do ego que irá perceber a realidade de maneira patológica
ou sadia.
A percepção do corpo nos
revela o eu filosófico, pois nos faz refletir sobre quem sou, para onde vou,
onde quero chegar, o que penso, como penso e por que penso, do que sou capaz.
Nesta perspectiva, a percepção do corpo em movimento pode contribuir para o
desenvolvimento intelectual do indivíduo levando em consideração todos os seus
aspectos internos (eu) e externos (do mundo), fazendo com que as descobertas
influenciem nas capacidades cognitivas. A partir desta análise, a estimulação dos
aspectos psicomotores, podem contribuir para o avanço das aprendizagens
escolares levando a criança a perceber o mundo em que vive e as capacidades de
seu corpo, revelando-lhe um universo de possibilidades e incentivando a
curiosidade para novos caminhos.
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