segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resenha do curso de Oratória para defesa de dissertação/tese, ministrado por Sidnei Baumann


UNIVERSIDADE NIHON GAKKO
CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO II             
PROF.: SIDNEI BAUMANN
DATA: 13 de JULHO de 2013 

LENI DE SOUZA BARROS


ORATÓRIA PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO


 Sidnei Baumann, é professor da cátedra de Metodologia da Investigação II, no curso de Mestrado em Ciências da Educação, da Universidade Nihon Gakko e ministrou o Curso de Oratória para defesa de dissertação/tese.
           Este curso foi apresentado com orientações básicas e totalmente relevantes de como se sair bem numa defesa de dissertação ou tese. Devendo o pesquisador observar todas as questões metodológicas e de formalidade que a ocasião exige.
Conforme Baumann (2013) propôs orientações como, por exemplo: não ficar apenas lendo; fazer o máximo com o mínimo, ou seja, explanar o seu conteúdo com o mínimo de escrita nos slides; não decorar sua fala, pois demonstra total despreparo ou desconhecimento do que está apresentando; apresentar em power point; usar banner somente se faltar energia; preparar-se com segurança para que não haja nenhum imprevisto em relação ao material da apresentação (pen drive, CD, computador, adaptador de tomada, etc.), não ficar de costas para a platéia, não demonstrar nervosismo, procurar manter uma postura formal tanto em relação à verbalização quanto à sua apresentação visual.
Foram pertinentes as questões relatadas em falar de fontes confiáveis e atualizadas; que as perguntas por parte dos componentes da banca avaliadora podem acontecer por 5 motivos: dúvidas, vontade de aprender mais, necessidade de se destacar, para provocar e/ou testar o conhecimento do apresentador sobre o conteúdo pesquisado. Por isto o pesquisador deve estar muito bem preparado para qualquer tipo de questionamento, pois será sabatinado por pessoas doutoradas.
Não menos importante é a questão do bom senso e originalidade que se deve observar para o sucesso da apresentação. Bom senso nas vestimentas, maquiagem, acessórios, cabelos, linguagem, movimentação de mãos, o andar e etc. Originalidade na forma de apresentação deve ser bem avaliada antes da apresentação, pois pode-se correr o risco de reprovação devido à formalidade da ocasião e do estudo a ser apresentado.
            O assunto é de extrema relevância analisando e compreendendo os tipos de comportamentos, posturas e técnicas que poderão auxiliar o apresentador. E, para tanto, faz-se necessário que haja uma revisão dos conceitos e práticas utilizadas para que cada vez mais ocorra o aprimoramento e o policiamento quanto às formas de comportamento em cada situação.
            O presente curso é recomendado para acadêmicos de mestrado e doutorado, abrindo novos horizontes para uma ampla visão do campo do comportamento humano. Pois, requer uma auto avaliação antes da devida apresentação de dissertação e/ou tese.  
          O Catedrático Sidnei Baumann é Professor empreendedor multidisciplinar. Experiência na área de Educação e consultoria, atuando principalmente nos temas: Gestão Estratégica, Pesquisa de Mercado, Marketing e Vendas. Já realizou palestras e consultorias de Norte a Sul do Brasil. Docente do Instituto Esperança de Ensino Superior. Atualmente é diretor geral da empresa Qualit Manutenção Industrial Assessoria.
          Leni de Souza Barros, graduada em Psicologia pela Universidade Ibirapuera/SP (1998), Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Nihon Gakko.

Bibliografia

Baumann, Sidnei. Oratória para defesa de dissertação/tese, (2013). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!